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Apoio a Clientes - Medidas COVID-19

 

O Banco Credibom sempre privilegiou a excelência nas relações com os nossos clientes, fomentando uma cultura de proximidade. Perante a pandemia do Coronavírus que afeta o nosso país, optámos por conceder aos nossos clientes directamente impactados pela COVID-19, as seguintes moratórias:

  1. para Particulares - Moratória Privada ASFAC (1) 
  2. para Empresas e Profissionais Libeirais - Moratória Legal (2)

e que poderá ser realizada de 2 formas:

  • carência de capital mantendo-se o pagamento de juros durante o período que dure a moratória
  • carência de capital e juros (suspensão de pagamento durante o período que dure a moratória, mantendo-se o cálculo dos juros relativos a esse período que serão cobrados quando terminar a carência)

 

Em ambas as situações o prazo do contrato será acomodado para integrar a moratória que venha a ser solicitada (que corresponderá no mínimo ao período de carência).

 

A duração das moratórias será no máximo até 30 de setembro de 2020, prevendo-se a isenção da comissão de alteração das condições contratuais, constante do Preçário Credibom. De referir que a moratória não o isenta do pagamento dos juros relativos ao período de carência, nem de outros valores que sejam devidos na data em que o pedido seja realizado.

(1) No caso de clientes particulares com créditos ao consumo (crédito pessoal ou automóvel), aplicar-se-á a Moratória Privada ASFAC, a que a maioria das instituições de crédito especializado aderiram, e que poderá ser consultada aqui. Esta moratória foi a primeira moratória privada em Portugal, acordada em 10 de Abril, para defesa dos clientes titulares de crédito ao consumo. Esta moratória prevê uma carência até 30 de Setembro de 2020, que poderá ser solicitada até 30 de Junho, tendo em conta que quanto maior for o prazo de carência, maior será o impacto no valor total a pagar pelo cliente no fim do contrato. Com a extensão do prazo do contrato, estendem-se igualmente as garantias prestadas sobre o contrato, quando aplicável.

 

(2) No caso dos clientes Empresas ou profissionais liberais que tenham obtido o seu crédito junto do Banco Credibom no âmbito da sua actividade profissional aplicar-se-á o disposto no Decreto-Lei n.º 10-J/2020.

 

Todos os pedidos estão sujeitos à análise da elegibilidade pelo Banco Credibom dentro de um prazo de 8 dias úteis para a Moratória Privada ASFAC e 5 dias úteis para a  Moratória Legal.

Por favor selecione a opção correta para o seu caso - Particular ou Empresa/Profissionais Liberais e siga os passos necessários para que possamos concretizar a alteração ao seu contrato.

 

Particulares

 

Empresas/Profissionais Liberais

     

 

  • Copie o conteúdo da Minuta do pedido de moratória para um email e preencha com o detalhe dos motivos que estão na base do pedido. Em alternativa preencha e digitalize a mesma.

 

  • Anexe cópia digitalizada do seu cartão de cidadão.

 

  • Encaminhe a documentação por e-mail para clientes@credibom.pt com o assunto "COVID - Pedido de Moratória Particulares" com a identificação do número do seu Contrato de Crédito de forma a podermos dar maior celeridade ao seu pedido.

 

 

 

  • Preencha a Minuta do pedido de moratória com o detalhe dos motivos que estão na base do pedido, a qual deve ser obrigatoriamente assinada por quem tenha poderes para o acto. Proceda à digitalização da mesma. 

 

  • Anexe os documentos que atestem a inexistência de dívidas à Segurança Social e Autoridade Tributária (ambas poderão ser obtidas nas áreas pessoais das respetivas entidades (Segurança Social e Autoridade Tributária);

 

  • Encaminhe a documentação por e-mail para clientes@credibom.pt com o assunto "COVID - Pedido de Moratória Empresas" com a identificação do número do Contrato de Crédito, de forma a podermos dar maior celeridade ao seu pedido.
A aplicação da moratória está sujeita a avaliação da elegibilidade por parte do Banco Credibom.

Minutas:

 

 Minuta da Moratória para Particulares

 

 

 

 Minuta da Moratória para Empresas e ENI's

 

  • Perguntas frequentes COVID-19

  • O que é a moratória?

    A moratória consiste numa suspensão de pagamento, que poderá ser integral ou parcial, podendo revestir-se das seguintes formas:

    1. Carência de capital: mantendo-se o pagamento de juros durante o período que dure a moratória; o prazo do contrato irá ser prolongado pelo exacto período da moratória; a prestação mensal não sofrerá alterações.
    2. Carência de capital e juros: suspensão integral dos pagamentos durante o período da moratória; os juros desse período serão cobrados nas prestações imediatamente seguintes ao final da moratória, podendo manter-se o valor da prestação e prolongado o prazo do contrato ou, em alternativa, manter o prazo do contrato inalterado (apenas com o prolongamento dos meses de carência) e aumentar a prestação.

    Em todos os pedidos de moratória, o Banco Credibom irá enviar-lhe uma simulação da alteração das condições financeiras do seu contrato, para que possa tomar a decisão na posse de toda a informação e com total transparência. 

     

  • Quem pode aceder à moratória?

    A moratória é um regime excepcional aprovado pelo governo (Decreto-Lei nº 10-J/2020) aplicável, no caso do Banco Credibom, apenas às empresas e profissionais liberais que tenham obtido o seu crédito no âmbito da sua actividade profissional.  O acesso a esta moratória está condicionado à verificação das condições de elegibilidade previstas no Decreto- Lei nº 10-J/2020, a saber:

    • Situação regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social;

    • Com sede ou que exerçam actividade económica em Portugal;

    • À data de 18 de Março de 2020, não estejam, com o Banco Credibom em mora ou em incumprimento de prestações a mais de 90 dias;

    • Não se encontrem em situação de insolvência, ou suspensão ou cessão de pagamentos.

     

    Pese embora esta restrição, o Banco Credibom optou por alargar estas condições a todos os seus clientes, titulares de produtos de Crédito Automóvel (incluindo ALD e Leasing) e Crédito ao Consumo (incluindo Crédito Pessoal) que deverão respeitar as seguintes condições:

    • Situação de isolamento profiláctico;

    • Situação de doença;

    • Assistência a filhos ou netos;

    • Em redução do período normal de trabalho ou em suspensão do contrato de trabalho, em virtude de crise empresarial;

    • Em situação desemprego registado no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);

    • Que trabalhem em estabelecimentos que tenham sido encerrados durante o período de estado de emergência;

    • Trabalhadores independentes em redução da atividade;

    • À data de 18 de Março de 2020, não estejam junto do Banco Credibom em mora ou em incumprimento de prestações a mais de 90 dias.

     

  • Quais são os custos com a moratória?

    A acesso à moratória está isento de comissões. Salientamos, no entanto, que a moratória não o isenta do pagamento dos juros relativos ao período de carência nem de outros valores que se encontrem em dívida à data do pedido, como sejam comissões, juros de mora, etc. 

     

  • O período de carência está isento de juros?

    Não, durante o período de carência mantém-se o cálculo mensal de juros, à taxa contratada. Dependendo da sua opção, poderá manter o pagamento mensal dos juros, ou remeter o seu pagamento para o final do período de carência. 

     

  • De que forma pode a moratória ser efectuada?

    O Banco privilegia os canais digitais e todos os pedidos de moratória deverão ser efectuados por via digital através:

    • Email: clientes@credibom.pt

    • Portal de clientes: https://my.credibom.pt/Homebanking/#/login

    Em ambos os casos deverão ser anexados os documentos necessários para completar o seu pedido.

     

  • Quem pode solicitar a moratória?

    Para créditos tutelados por particulares, incluindo profissionais liberais, o pedido da moratória deverá ser efectuado pelo titular do contrato devendo anexar cópia do documento de identificação.

    No caso de o crédito ser titulado por uma empresa deverão ser os representantes legais da empresa a proceder à assinatura do formulário.

    Quem assinar responsabiliza-se por obter o acordo prévio de todos os titulares do contrato, pelo que estes, incluindo avalistas, caso existam, não necessitam de assinar o pedido.

     

  • Qual o período máximo da moratória?

    A moratória poderá ser solicitada, no máximo, até 30 de Junho de 2020 e poderá aplicar-se até 30 de Setembro de 2020

     

  • Como são cobrados os juros do período de moratória?

    A cobrança dos juros depende da modalidade de reestruturação decidida pelo cliente.

    • Carência de Capital: mantém-se o pagamento mensal dos juros contratuais e o contrato será prolongado na exacta medida do período de carência. Para determinar o valor mensal dos juros, poderá consultar o seu extracto mensal ou o plano de pagamentos.

    • Carência de Capital e Juros, com manutenção do valor da prestação: suspensão total dos pagamentos durante o período de carência. O juro mensal calculado e acumulado durante esse período será cobrado nas prestações imediatamente seguintes ao período de carência, mantendo o valor normal da prestação. Assim, o prazo do contrato será prolongado pelo período de carência acrescido do número de meses necessários até que sejam integralmente pagos os juros deste período. A prestação mantém-se inalterada.

    • Carência de Capital e Juros, com manutenção do prazo: suspensão total dos pagamentos durante o período de carência. O juro mensal calculado e acumulado durante esse período será cobrado nas prestações imediatamente seguintes ao período de carência, mantendo o prazo remanescente do contrato inalterado. Desta forma, o contrato será prolongado na exacta medida do período de carência, mas a prestação será incrementada, para acomodar o pagamento dos juros deste período.

     

  • O meu seguro de protecção ao crédito mantém-se válido pelo período da moratória?

    Sim, o seu seguro de protecção ao crédito será prolongado em conformidade com o novo prazo do contrato, mantendo-se a cobertura dos respectivos riscos durante o período de carência, sem qualquer custo adicional para si. 

     

  • Posso desistir da moratória a qualquer momento?

    Sim, a qualquer momento poderá optar por interromper a moratória e retomar o plano normal do seu contrato. Para o efeito, bastará que encaminhe o seu pedido para clientes@credibom.pt.

     

  • O meu crédito será reportado ao Banco de Portugal como renegociado?

    A comunicação do estado do seu contrato à Centralização de Riscos de Crédito do Banco de Portugal manter-se-á inalterada com a moratória. Ou, seja, se a moratória foi aplicada com o contrato em estado regular, este continuará a ser reportado no mesmo estado. 

     

  • Como sei se a moratória foi aceite?

    Todos os pedidos de acesso à moratória devem ser encaminhados por via digital para clientes@credibom.pt. Pela mesma via, o Banco Credibom irá comunicar-lhe todas as alterações relevantes no seu processo: desde a validação das condições de elegibilidade, ao envio de simulações e à comunicação de concretização do processo, sendo sempre assegurado o envio de novo plano de pagamentos.

     

  • A que data a moratória tem efeito?

    O pedido será realizado com efeitos à data da entrega da declaração de pedido da moratória, salvo se o Beneficiário não preencher as condições necessárias.

     

  • Qual é o prazo de tratamento do meu pedido de moratória?

    Todos os pedidos estarão sujeitos à análise da elegibilidade pelo Banco Credibom dentro dos seguintes prazos após a recepção de toda a documentação requerida:

    • Particulares: 8 dias úteis

    • Empresas e profissionais liberais: 5 dias úteis