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Perguntas Frequentes

FAQ

Perguntas & Respostas

O Banco Credibom coloca ao seu dispor um conjunto de soluções simples e rápidas.
Se tiver algum questão não deixe de consultar os tópicos de ajuda que se encontram nesta página.

Se preferir, pode contactar-nos por email ou telefone. Teremos todo o gosto em prestar-lhe os esclarecimentos necessários.

  • Questões Pré Financiamento

  • Questões Após Financiamento

  • COVID-19

  • Contactos

  • Quais os documentos necessários para solicitar um pedido de crédito?

    Para facilitar o processo, deverá ter presentes os seus documentos de identificação, bem como os seus comprovativos de rendimento para dispor de imediato da informação solicitada:

    • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte

    • Comprovativo de Morada (Água, Luz ou Telefone – 1 dos 3 últimos meses)

    • Comprovativo de Rendimento (IRS e o último recibo ou os 3 últimos recibos)

    • Comprovativo do NIB

  • Em quanto tempo tenho o montante de crédito disponível?

    Após a recepção do contrato nas instalações Credibom e após confirmação e validação de todos os dados facultados, a transferência do seu crédito será realizada em 48 horas.

  • Em quanto tempo tenho uma resposta?

    A resposta é dada num máximo de 24 horas.

  • Posso alterar o NIB/ IBAN para cobrança das mensalidades?

    A alteração do IBAN pode ser efetuada via ATM (Multibanco) ou HomeBanking (neste último caso, desde que as ambas as contas pertençam ao banco que está a enviar a alteração).

    Alteração passo a passo:

    1. Titular acede ao MULTIBANCO com o cartão associado ao IBAN que se pretende alterar, e inicia a operativa, selecionando a opção “Transferências e Débitos Diretos”, seguida de “Débitos Diretos”;
    2. Identificar e selecionar o mandato a alterar, associado ao “Banco Credibom”, seguido da opção “Alteração IBAN da autorização”
    3. Neste momento é solicitada a introdução dos últimos 4 dígitos do cartão bancário da nova conta.
    4. Após remoção do cartão MULTIBANCO da conta original é solicitada a inserção do novo cartão (associado à nova conta bancária para débito), com introdução normal do PIN, seguida de confirmação da operação para finalização do processo.
    5. É emitido talão com confirmação da operação e indicação do novo IBAN associado ao mandato.

    Nota: Caso o cartão inserido não tenha os últimos 4 dígitos iguais aos introduzidos no passo 3, a operação de alteração é abortada automaticamente e todo o processo deverá ser repetido.

    Caso tenha alguma dificuldade no procedimento acima descrito solicitamos por favor que contacte o Serviço de Atendimento a Clientes.

  • Quando posso amortizar o contrato de crédito a decorrer?

    Poderá efetuar amortizações parciais ou na sua totalidade sempre que pretenda, bastando notificar o Credibom com um aviso prévio de 30 dias, por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt

  • Quanto tenho que pagar para amortizar o contrato de crédito a decorrer?

    Se o contrato é particular e foi efetuado após 1 de Julho de 2009, o valor da comissão por liquidação / reembolso antecipado, total ou parcial, é regulada pelo DL 133/2009 de 1 Junho. Se o contrato é empresa ou efetuado antes de 1 de Julho de 2009, o valor da comissão por liquidação / reembolso antecipado, total ou parcial, é regulada pelo DL359/91 de 21 de Setembro. Excluem-se do pagamento desta comissão por liquidação / reembolso antecipado os produtos: cartão de crédito, linhas de crédito e contas correntes.

  • O que preciso fazer para amortizar o contrato de crédito a decorrer?

    Basta enviar um pedido para o efeito, por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, devidamente assinado conforme documento de identificação, acompanhado pela cópia do referido documento e com a indicação do valor a amortizar bem como o que pretende com esta amortização/pagamento: redução do valor da mensalidade mantendo o prazo inicial do contrato ou redução do prazo vincendo mantendo o valor da mensalidade. Nas 48 horas posteriores o Banco Credibom enviará uma simulação, de acordo com a sua pretensão, bem como uma entidade e referência para que possa efectuar o referido pagamento em ATM.

  • Quero modificar a data de cobrança da prestação do meu contrato?

    Caso pretenda alterar a data de débito das prestações será apenas necessário que envie um pedido, por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, assinado conforme documento de identificação, acompanhado pela cópia do referido documento e com a indicação do dia em que pretende que sejam cobradas as prestações. A 1ª alteração está isenta de qualquer comissão administrativa, acrescendo no entanto na prestação seguinte à alteração, os juros corridos desde o dia actual da cobrança até á nova data de cobrança, mantendo as restante prestações o valor previsto no Plano de Pagamentos inicial. Nas 48 horas posteriores o Banco Credibom enviará o valor dos juros corridos acima referidas e do total desta mensalidade, solicitando de seguida o seu acordo para a alteração da mesma. Em alterações posteriores, além da componente de juros corridos, estão sujeitas a uma comissão administrativa, de acordo com o previsto no preçário actualmente em vigor. Excluem-se da possibilidade de alteração da data de cobrança os produtos: cartão de crédito, linhas de crédito e contas correntes.

  • Quero liquidar a totalidade contrato de crédito a decorrer?

    Envie um pedido para o efeito, por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, assinado conforme documento de identificação, acompanhado pela cópia do referido documento e a indicação do dia em que pretende efectuar o pagamento. Nas 48 horas posteriores o Banco Credibom enviará uma simulação, com o cálculo do valor de liquidação para a data indicada, bem como uma entidade e referência para que possa efectuar o referido pagamento em ATM.

  • Quero alterar a morada associada ao meu contrato?

    Envie por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, um pedido para o efeito, devidamente assinado conforme documento de identificação, acompanhado de cópia do documento de identificação e comprovativo de morada recente da seguinte forma: ? Morada em seu nome: cópia de factura de água / luz / gás / telefone; extracto bancário; Atestado de Residência da Junta de Freguesia devidamente autenticado; Nota de Liquidação enviada pela DGCI; ? Morada em nome de terceiros: cópia de contrato de arrendamento (se casa arrendada); se habitação profissional: nome no comprovativo tem de ser igual ao nome da entidade empregadora no recibo de vencimento.

  • Quero ceder a minha posição contratual a um Cliente particular?

    Caso se trate para um particular, será necessário que envie por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, a documentação abaixo descrita:

    - Declaração onde ambas as partes (quem cede e quem aceita) mencionam essa intenção e assinam conforme documento de identificação;

    - Fotocópia (frente e verso) do documento de identificação do novo titular (e cônjuge, se aplicável);

    - Comprovativo de morada do novo titular (cópia de factura de água / luz / gás / telefone; extracto bancário);

    - Comprovativo de rendimentos do novo titular (fotocópia da última Declaração de IRS e respectivos anexos, acompanhada por um dos três últimos recibos de vencimento);

    - Comprovativo do IBAN/NIB (último extrato bancário, caderneta, ou declaração do Banco);

    Após o envio da documentação anteriormente indicada será efectuada uma análise e tomada uma decisão sobre o pedido de V. Exa. Não obstante, informamos que o pedido em questão é sempre sujeito à aceitação por parte do Banco Credibom e implica sempre a formalização de um novo contrato de crédito para o novo titular (com novas condições) que, após aceitação e formalização, substituirá o contrato em curso, pelo que as condições que determinaram o cálculo da nova prestação inicial serão também distintas (capital em divida, prazo remanescente e, eventualmente, a taxa de juro a vigorar).

  • Quero ceder a posição contratual a uma Empresa?

    Se o novo interveniente no contrato for uma Empresa, será necessário o por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, a documentação abaixo descrita:

    - Certidão da Conservatória do Registo Comercial atualizada;

    - Última declaração anual de rendimentos (I.R.C.) e respectivos anexos;

    - Informação Empresarial Simplificada (I.E.S.); ? Último balancete disponível;

    - Comprovativo do IBAN/NIB (último extrato bancário, caderneta, ou declaração do Banco);

    - Fotocópia (frente e verso) do documento de identificação do(s) sócio(s) gerente(s);

    - Comprovativo de morada do(s) sócio(s) gerente(s): cópia de factura de água / luz / gás / telefone;

    - Comprovativo do IBAN/NIB do(s) sócio(s) gerente(s): último extrato bancário, caderneta, ou declaração do Banco;

    Após o envio da documentação anteriormente indicada será efectuada uma análise e tomada uma decisão sobre o pedido de V. Exa. Em todo o caso, informamos que o pedido em questão está sempre sujeito à aceitação por parte do Banco Credibom e implica sempre a formalização de um novo contrato de crédito para o novo titular (com novas condições) que, após aceitação e formalização, substituirá o contrato em curso, pelo que as condições que determinaram o cálculo da nova prestação inicial serão também distintas (capital em divida, prazo remanescente e, eventualmente, a taxa de juro a vigorar).

  • Inserir o meu contrato no PARI?

    No âmbito do Plano de Acção para o Risco de Incumprimento (PARI), previsto no Decreto-Lei 227/2012 de 25 de Outubro, nomeadamente nos termos do nº 2 do artigo 10º do referido diploma, deverá remeter por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, as seguintes informações e documentos, para que seja possível efectuar uma avaliação da sua capacidade financeira:

    - Informação sobre situação familiar (estado civil actual e composição do agregado familiar);

    - Declaração detalhada dos encargos mensais do agregado familiar, anexando cópias:

    - Recibo de renda ou comprovativo de pagamento de prestação referente a crédito à habitação;

    - Facturas/Recibos de serviços essências (água, luz, gás, telefone, transportes);

    - Encargos decorrentes da celebração/incumprimento de contratos de crédito, incluindo os celebrados com outras instituições de crédito;

    - Informação sobre situação profissional actual, com indicação dos rendimentos auferidos, anexando os seguintes documentos:

    - Última Declaração de IRS apresentada e, quando já disponível, a Nota de Liquidação do IRS;

    - Comprovativo de rendimentos dos 3 últimos meses ou comprovativo de situação de desemprego;

    - Declaração sobre a existência de acções executivas, processos de execução fiscal ou da Segurança Social pendentes, identificados com o número de processo e tribunal/repartição.

    Mais informamos que, nos termos do nº 3 do artigo 10º do Decreto-Lei acima referido, estes documentos devem ser disponibilizados ao Banco Credibom no prazo máximo de 10 dias a contar da data da presente notificação, sob pena de considerarmos o seu processo sem efeito.

  • Quero receber uma 2ª via do Modelo 6 (modelo de legalização automóvel) para a morada do meu contrato?

    Para tal, deverá efetuar o pagamento prévio da comissão administrativa para definida para o efeito, de acordo com o preçário em vigor, e enviar o respectivo comprovativo para o endereço de e-mail clientes@credibom.pt, acompanhado pelo pedido formal e cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão actualizado. Deverá certificar-se que a morada do contrato está atualizada. Anexe ao pedido um comprovativo de morada recente (cópia de factura de água / luz / gás / telefone; extracto bancário; Atestado de Residência da Junta de Freguesia devidamente autenticado; Nota de Liquidação enviada pela DGCI), se pretender alterar a morada para receção do mesmo.

  • Quero solicitar o Modelo 6 (modelo de legalização automóvel) para destinatário diferente do titular do contrato?

    Para que o Banco Credibom proceda à emissão do Modelo para extinção de reserva da viatura para uma terceira pessoa, não interveniente no contrato, e necessário uma autorização escrita do titular do contrato. Deverá efectuar o pagamento prévio da comissão administrativa para o efeito, de acordo com o preçário em vigor, remeter para o endereço de e-mail clientes@credibom.pt o comprovativo do respectivo pagamento, acompanhado de uma autorização escrita do cliente, cópia do documento de identificação actualizado, com indicação do nome e morada da pessoa que irá recepcionar o modelo. Na eventualidade de se tratar da emissão de uma 2ª via do modelo 6 para a morada de um terceiro, aplicar-se-á também a comissão administrativa de 2ª via, conforme indicado no ponto anterior.

  • Quero efetuar uma alteração à viatura associada ao contrato

    Será necessário remeter para o Credibom por carta ou através do endereço de e-mail clientes@credibom.pt, um pedido para o efeito, devidamente assinado conforme documento de identificação, acompanhado de cópia do documento de identificação e uma cópia do Documento Único Automóvel da nova viatura a associar ao contrato. Esta alteração dará lugar à emissão de uma adenda ao contrato de crédito e a alteração é sujeita a uma comissão administrativa, apenas em caso de aprovação, que poderá consultar no preçário em vigor.

  • Consultar online os dados do meu contrato?

    Para consultar a informação sobre o(s) seu(s) contrato(s), pode fazê-lo através do Homebanking Credibom, cujo link também se encontra no topo direito do site.

  • O que é a moratória?

    A moratória consiste numa suspensão de pagamento, que poderá ser integral ou parcial, podendo revestir-se das seguintes formas:

    1. Carência de capital: mantendo-se o pagamento de juros durante o período que dure a moratória; o prazo do contrato irá ser prolongado pelo exacto período da moratória; a prestação mensal não sofrerá alterações.
    2. Carência de capital e juros: suspensão integral dos pagamentos durante o período da moratória; os juros desse período serão cobrados nas prestações imediatamente seguintes ao final da moratória, podendo manter-se o valor da prestação e prolongado o prazo do contrato ou, em alternativa, manter o prazo do contrato inalterado (apenas com o prolongamento dos meses de carência) e aumentar a prestação.

    Em todos os pedidos de moratória, o Banco Credibom irá enviar-lhe uma simulação da alteração das condições financeiras do seu contrato, para que possa tomar a decisão na posse de toda a informação e com total transparência. 

     

  • Quem pode aceder à moratória?

    A moratória é um regime excepcional aprovado pelo governo (Decreto-Lei nº 10-J/2020) aplicável, no caso do Banco Credibom, apenas às empresas e profissionais liberais que tenham obtido o seu crédito no âmbito da sua actividade profissional.  O acesso a esta moratória está condicionado à verificação das condições de elegibilidade previstas no Decreto- Lei nº 10-J/2020, a saber:

    • Situação regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social;

    • Com sede ou que exerçam actividade económica em Portugal;

    • À data de 18 de Março de 2020, não estejam, com o Banco Credibom em mora ou em incumprimento de prestações a mais de 90 dias;

    • Não se encontrem em situação de insolvência, ou suspensão ou cessão de pagamentos.

     

    Pese embora esta restrição, o Banco Credibom optou por alargar estas condições a todos os seus clientes, titulares de produtos de Crédito Automóvel (incluindo ALD e Leasing) e Crédito ao Consumo (incluindo Crédito Pessoal) que deverão respeitar as seguintes condições:

    • Situação de isolamento profiláctico;

    • Situação de doença;

    • Assistência a filhos ou netos;

    • Em redução do período normal de trabalho ou em suspensão do contrato de trabalho, em virtude de crise empresarial;

    • Em situação desemprego registado no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);

    • Que trabalhem em estabelecimentos que tenham sido encerrados durante o período de estado de emergência;

    • Trabalhadores independentes em redução da atividade;

    • À data de 18 de Março de 2020, não estejam junto do Banco Credibom em mora ou em incumprimento de prestações a mais de 90 dias.

     

  • Quais são os custos com a moratória?

    A acesso à moratória está isento de comissões. Salientamos, no entanto, que a moratória não o isenta do pagamento dos juros relativos ao período de carência nem de outros valores que se encontrem em dívida à data do pedido, como sejam comissões, juros de mora, etc. 

     

  • O período de carência está isento de juros?

    Não, durante o período de carência mantém-se o cálculo mensal de juros, à taxa contratada. Dependendo da sua opção, poderá manter o pagamento mensal dos juros, ou remeter o seu pagamento para o final do período de carência. 

     

  • De que forma pode a moratória ser efectuada?

    O Banco privilegia os canais digitais e todos os pedidos de moratória deverão ser efectuados por via digital através:

    • Email: clientes@credibom.pt

    • Portal de clientes: https://my.credibom.pt/Homebanking/#/login

    Em ambos os casos deverão ser anexados os documentos necessários para completar o seu pedido.

     

  • Quem pode solicitar a moratória?

    Para créditos tutelados por particulares, incluindo profissionais liberais, o pedido da moratória deverá ser efectuado pelo titular do contrato devendo anexar cópia do documento de identificação.

    No caso de o crédito ser titulado por uma empresa deverão ser os representantes legais da empresa a proceder à assinatura do formulário.

    Quem assinar responsabiliza-se por obter o acordo prévio de todos os titulares do contrato, pelo que estes, incluindo avalistas, caso existam, não necessitam de assinar o pedido.

     

  • Qual o período máximo da moratória?

    A moratória poderá ser solicitada, no máximo, até 30 de Junho de 2020 e poderá aplicar-se até 30 de Setembro de 2020

     

  • Como são cobrados os juros do período de moratória?

    A cobrança dos juros depende da modalidade de reestruturação decidida pelo cliente.

    • Carência de Capital: mantém-se o pagamento mensal dos juros contratuais e o contrato será prolongado na exacta medida do período de carência. Para determinar o valor mensal dos juros, poderá consultar o seu extracto mensal ou o plano de pagamentos.

    • Carência de Capital e Juros, com manutenção do valor da prestação: suspensão total dos pagamentos durante o período de carência. O juro mensal calculado e acumulado durante esse período será cobrado nas prestações imediatamente seguintes ao período de carência, mantendo o valor normal da prestação. Assim, o prazo do contrato será prolongado pelo período de carência acrescido do número de meses necessários até que sejam integralmente pagos os juros deste período. A prestação mantém-se inalterada.

    • Carência de Capital e Juros, com manutenção do prazo: suspensão total dos pagamentos durante o período de carência. O juro mensal calculado e acumulado durante esse período será cobrado nas prestações imediatamente seguintes ao período de carência, mantendo o prazo remanescente do contrato inalterado. Desta forma, o contrato será prolongado na exacta medida do período de carência, mas a prestação será incrementada, para acomodar o pagamento dos juros deste período.

     

  • O meu seguro de protecção ao crédito mantém-se válido pelo período da moratória?

    Sim, o seu seguro de protecção ao crédito será prolongado em conformidade com o novo prazo do contrato, mantendo-se a cobertura dos respectivos riscos durante o período de carência, sem qualquer custo adicional para si. 

     

  • Posso desistir da moratória a qualquer momento?

    Sim, a qualquer momento poderá optar por interromper a moratória e retomar o plano normal do seu contrato. Para o efeito, bastará que encaminhe o seu pedido para clientes@credibom.pt.

     

  • O meu crédito será reportado ao Banco de Portugal como renegociado?

    A comunicação do estado do seu contrato à Centralização de Riscos de Crédito do Banco de Portugal manter-se-á inalterada com a moratória. Ou, seja, se a moratória foi aplicada com o contrato em estado regular, este continuará a ser reportado no mesmo estado. 

     

  • Como sei se a moratória foi aceite?

    Todos os pedidos de acesso à moratória devem ser encaminhados por via digital para clientes@credibom.pt. Pela mesma via, o Banco Credibom irá comunicar-lhe todas as alterações relevantes no seu processo: desde a validação das condições de elegibilidade, ao envio de simulações e à comunicação de concretização do processo, sendo sempre assegurado o envio de novo plano de pagamentos.

     

  • A que data a moratória tem efeito?

    O pedido será realizado com efeitos à data da entrega da declaração de pedido da moratória, salvo se o Beneficiário não preencher as condições necessárias.

     

  • Qual é o prazo de tratamento do meu pedido de moratória?

    Todos os pedidos estarão sujeitos à análise da elegibilidade pelo Banco Credibom dentro dos seguintes prazos após a recepção de toda a documentação requerida:

    • Particulares: 8 dias úteis

    • Empresas e profissionais liberais: 5 dias úteis